ATENÇÃO, Seu carro pode estar c/ CATALIZADOR FALSO
Muitos comerciantes tem vendido Catalizadores FALSOS!
Uma reportagem exibida ontem pelo fantástico denunciou que muitos comerciantes tem vendido catalisadores FALSOS, eles não cumprem seu papel de filtrar a poluição emitida pela queima dos combustíveis.
Mil cidades no mundo - inclusive aqui no Brasil - aderiram, à jornada internacional do dia sem carros - um movimento em defesa do meio ambiente. O carro é um dos vilões do aquecimento global. Mas você sabia que, obrigatoriamente, todo carro deve ter uma peça que reduz em até 98% a poluição que ele emite?
Saiba tudo sobre esta peça que é fundamental na preservação do meio ambiênte no texto a seguir:
Um dos problemas mais discutidos hoje está ligado à poluição e à relação do homem com a natureza. No Brasil, existem 20 milhões de veículos rodando, e isto representa 90% da poluição. No entanto, mesmo com a frota crescendo, a situação não se agrava nos grandes centros urbanos. Tudo porque estão saindo veículos mais velhos de circulação e entrando nas ruas modelos aperfeiçoados e menos poluentes.
Entre os melhores recursos atuais anti-poluição estão a injeção eletrônica de combustível e o catalisador. Muito importante para o meio ambiente, o catalisador transforma gases nocivos da queima de combustível em derivados menos poluentes.
Os catalisadores, em geral, são substâncias que aceleram determinadas reações ou tornam-nas possíveis, sem reagirem (isto é, eles não reagem, apenas aceleram). No caso dos catalisadores automotivos, as reações que são aceleradas, são as que transformam poluentes (CO, NOx e CxHy) em compostos menos prejudiciais à saúde (CO2, H2O e N2); essas reações são, por exemplo:
2 CO + O2 à 2 CO2
2 C2H6 + 7 O2 à 4 CO2 + 6 H2O
2 NO2 + 4 CO à N2 + 4 CO2
Porém, após anos de uso (foi adotado no Brasil a partir de 92), o equipamento perde sua eficiência. Pelo menos três milhões de carros rodam no País com catalisadores danificados, adulterados ou sem o componente. E isto pode valer uma multa.
Tirando dúvidas. Para “converter” os gases da queima, o catalisador realiza reações químicas em seu interior, revestido de cerâmica e metais. Essa transformação dos gases nada tem a ver com filtro. São metais preciosos que ativam reações com o funcionamento do motor. Três tipos de gases tóxicos são emitidos pelo motor: hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio. Quando entram no catalisador, os gases são isolados por uma manta expansiva na carcaça metálica.
Dentro dessa manta, um suporte cerâmico revestido com óxido de alumínio e metais ativos faz uma reação química. Assim, na saída do catalisador são emitidos apenas vapor d’água, gás carbônico (como o que exalamos na respiração) e nitrogênio.
Localizado no sistema de escapamento, logo depois do coletor de escape e cada vez mais próximo ao motor, o catalisador não pode ser eliminado do carro. Além de aumentar a poluição, o sistema de alimentação (principalmente a injeção eletrônica) é projetado para trabalhar em conjunto com o catalisador.
Um bom catalisador (existem muitos falsificados) dura cerca de 80 mil km, mas sua durabilidade também vai depender dos cuidados com o carro. O uso de combustível adulterado - e até alguns aditivos que trazem chumbo em sua composição - além de prejudicar o motor, danifica o catalisador também, pois destroem as camadas de metais preciosos. Queima de óleo do motor, seja devido a anéis dos pistões gastos ou retentores de válvulas desgastados, podem entupir o componente. Além disso, se o motor estiver desregulado, queimando mal o combustível - por problemas nos cabos ou velas de ignição por exemplo - o restante não queimado vai ao catalisador e o danifica. Ou seja, é preciso fazer uma manutenção periódica, inclusive do motor, para verificar todos esses pontos.
Além da manutenção, algumas “boas maneiras” aumentam a vida útil do catalisador. Fazer o veículo pegar “no tranco”, por exemplo, faz com que o combustível líquido chegue ao catalisador, prejudicando a peça. Deve-se também evitar que o catalisador sofra impactos em valetas ou lombadas. Apesar de ficar praticamente escondido entre as dobras da plataforma ou chassi, o componente pode ser atingido e danificado, perdendo eficiência.
QUANDO VOCÊ FOR COMPRAR UM CATALISADOR PARA SEU VEÍCULO PROCURE COMPRAR O MAIS CARO, QUE HOJE (24/07/07), ESTÁ EM TORNO DE R$430,00. CATALISADORES DE ATÉ R$200,00 PODERÃO SER FALSIFICADOS, DENUNCIE ESTA LOJA NO 190!!!
Mil cidades no mundo - inclusive aqui no Brasil - aderiram, à jornada internacional do dia sem carros - um movimento em defesa do meio ambiente. O carro é um dos vilões do aquecimento global. Mas você sabia que, obrigatoriamente, todo carro deve ter uma peça que reduz em até 98% a poluição que ele emite?
Saiba tudo sobre esta peça que é fundamental na preservação do meio ambiênte no texto a seguir:
Um dos problemas mais discutidos hoje está ligado à poluição e à relação do homem com a natureza. No Brasil, existem 20 milhões de veículos rodando, e isto representa 90% da poluição. No entanto, mesmo com a frota crescendo, a situação não se agrava nos grandes centros urbanos. Tudo porque estão saindo veículos mais velhos de circulação e entrando nas ruas modelos aperfeiçoados e menos poluentes.
Entre os melhores recursos atuais anti-poluição estão a injeção eletrônica de combustível e o catalisador. Muito importante para o meio ambiente, o catalisador transforma gases nocivos da queima de combustível em derivados menos poluentes.
Os catalisadores, em geral, são substâncias que aceleram determinadas reações ou tornam-nas possíveis, sem reagirem (isto é, eles não reagem, apenas aceleram). No caso dos catalisadores automotivos, as reações que são aceleradas, são as que transformam poluentes (CO, NOx e CxHy) em compostos menos prejudiciais à saúde (CO2, H2O e N2); essas reações são, por exemplo:
2 CO + O2 à 2 CO2
2 C2H6 + 7 O2 à 4 CO2 + 6 H2O
2 NO2 + 4 CO à N2 + 4 CO2
Porém, após anos de uso (foi adotado no Brasil a partir de 92), o equipamento perde sua eficiência. Pelo menos três milhões de carros rodam no País com catalisadores danificados, adulterados ou sem o componente. E isto pode valer uma multa.
Tirando dúvidas. Para “converter” os gases da queima, o catalisador realiza reações químicas em seu interior, revestido de cerâmica e metais. Essa transformação dos gases nada tem a ver com filtro. São metais preciosos que ativam reações com o funcionamento do motor. Três tipos de gases tóxicos são emitidos pelo motor: hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio. Quando entram no catalisador, os gases são isolados por uma manta expansiva na carcaça metálica.
Dentro dessa manta, um suporte cerâmico revestido com óxido de alumínio e metais ativos faz uma reação química. Assim, na saída do catalisador são emitidos apenas vapor d’água, gás carbônico (como o que exalamos na respiração) e nitrogênio.
Localizado no sistema de escapamento, logo depois do coletor de escape e cada vez mais próximo ao motor, o catalisador não pode ser eliminado do carro. Além de aumentar a poluição, o sistema de alimentação (principalmente a injeção eletrônica) é projetado para trabalhar em conjunto com o catalisador.
Um bom catalisador (existem muitos falsificados) dura cerca de 80 mil km, mas sua durabilidade também vai depender dos cuidados com o carro. O uso de combustível adulterado - e até alguns aditivos que trazem chumbo em sua composição - além de prejudicar o motor, danifica o catalisador também, pois destroem as camadas de metais preciosos. Queima de óleo do motor, seja devido a anéis dos pistões gastos ou retentores de válvulas desgastados, podem entupir o componente. Além disso, se o motor estiver desregulado, queimando mal o combustível - por problemas nos cabos ou velas de ignição por exemplo - o restante não queimado vai ao catalisador e o danifica. Ou seja, é preciso fazer uma manutenção periódica, inclusive do motor, para verificar todos esses pontos.
Além da manutenção, algumas “boas maneiras” aumentam a vida útil do catalisador. Fazer o veículo pegar “no tranco”, por exemplo, faz com que o combustível líquido chegue ao catalisador, prejudicando a peça. Deve-se também evitar que o catalisador sofra impactos em valetas ou lombadas. Apesar de ficar praticamente escondido entre as dobras da plataforma ou chassi, o componente pode ser atingido e danificado, perdendo eficiência.
QUANDO VOCÊ FOR COMPRAR UM CATALISADOR PARA SEU VEÍCULO PROCURE COMPRAR O MAIS CARO, QUE HOJE (24/07/07), ESTÁ EM TORNO DE R$430,00. CATALISADORES DE ATÉ R$200,00 PODERÃO SER FALSIFICADOS, DENUNCIE ESTA LOJA NO 190!!!
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